Pages

sábado, 31 de janeiro de 2015

A cabana -William P. Young - Resenha

Sinopse:


A filha mais nova de Mackenzie Allen Philip foi raptada durante as férias em família e há evidências de que ela foi brutalmente assassinada e abandonada numa cabana. Quatro anos mais tarde, Mack recebe... leia mais uma nota suspeita, aparentemente vinda de Deus, convidando-o para voltar àquela cabana para passar o fim de semana. Ignorando alertas de que poderia ser uma cilada, ele segue numa tarde de inverno e volta a cenário de seu pior pesadelo. O que encontra lá muda sua vida para sempre. Num mundo em que religião parece tornar-se irrelevante, "A Cabana" invoca a pergunta: "Se Deus é tão poderoso e tão cheio de amor, por que não faz nada para amenizar a dor e o sofrimento do mundo?" As respostas encontradas por Mack surpreenderão você e, provavelmente, o transformarão tanto quanto ele.

Fonte: skoob

Resenha:

Acho que como romance o livro é muito bom de fácil compreensão e narrativa envolvente,não me parece que se enquadre na categoria autoajuda como alguns afirmam apesar do tema religião estar presente no livro  acho que esta parte bate em cada leitor de um jeito diferente mas como leitura pura e simples acho um bom livro.

Extra, Extra, Extra:

Sucesso de vendas, um dos livros mais comentados nos últimos anos é “A Cabana”, de William Paul Young. Se depender da Summit Entertainment, a obra também vai ser sucesso nos cinemas. Nesta segunda (22), o estúdio cinematográfico adquiriu os direitos de autoria para adaptá-lo, segundo informações apuradas pelo site Deadline.
A trama na telona será assinada por John Fusco, que escreveu o roteiro da animação Spirit. No livro, Mackenzie Philips é um cara que é convidado para ir a Cabana após uma grande tragédia pessoal. O local promove seu encontro com Deus, com diversas lições de vida.“A Cabana” já vendeu mais de 18 milhões de cópias e foi traduzido para 39 idiomas. A estreia do filme ainda não tem data confirmada.
Fonte:http://www.gazetadopovo.com.br/gaz/cinema-e-tv/cinema/a-cabana-vai-virar-filme/



sábado, 24 de janeiro de 2015

Resenha : Comer,rezar,amar - Elisabeth Gilbert


Sinopse:

O prazer mundano, a devoção religiosa e os verdadeiros desejos.

Elizabeth Gilbert estava com quase trinta anos e tinha tudo o que qualquer mulher poderia querer: um marido apaixonado, uma casa espaçosa que acabara de comprar, o projeto de ter filhos e uma carreira de sucesso. Mas em vez de sentir-se feliz e realizada, sentia-se confusa, triste e em pânico. 
Enfrentou um divórcio, uma depressão debilitante e outro amor fracassado. Até que decidiu tomar uma decisão radical: livrou-se de todos os bens materiais, demitiu-se do emprego, e partiu para uma viagem de um ano pelo mundo – sozinha. 'Comer, Rezar, Amar' é a envolvente crônica desse ano. O objetivo de Gilbert era visitar três lugares onde pudesse examinar aspectos de sua própria natureza, tendo como cenário uma cultura que, tradicionalmente, fosse especialista em cada um deles. 'Assim, quis explorar a arte do prazer na Itália, a arte da devoção na Índia, e, na Indonésia, a arte de equilibrar as duas coisas', explica. 
Em Roma, estudou gastronomia, aprendeu a falar italiano e engordou os onze quilos mais felizes de sua vida. Na Índia dedicou-se à exploração espiritual e, com a ajuda de uma guru indiana e de um caubói texano surpreendentemente sábio, viajou durante quatro meses. Já em Bali, exercitou o equilíbrio entre o prazer mundano e a transcendência divina. Tornou-se discípula de um velho xamã, e também se apaixonou da melhor maneira possível: inesperadamente. 
Escrito com ironia, humor e inteligência, o best seller de Elizabeth Gilbert é um relato sobre a importância de assumir a responsabilidade pelo próprio contentamento e parar de viver conforme os ideais da sociedade. É um livro para qualquer um que já tenha se sentido perdido, ou pensado que deveria existir um caminho diferente, e melhor. 
Aclamado pelo The New York Times como um dos 100 livros notáveis de 2006 e escolhido pela Entertainment Weekly uma das melhores obras de não-ficção do ano, 'Comer, Rezar, Amar' originou o roteiro do filme homônimo.

Fonte :http://www.saraiva.com.br/comer-rezar-amar-2299756.html


Resenha:

Resenhar este livro foi um desafio para mim porque eu gostei,não gostei,gostei do livro,confesso que quase desisti dele principalmente na parte da viagem a Índia pelo detalhamento exagerado das práticas de yoga que tornou a leitura desta parte cansativa talvez por eu não ser uma pessoa mistica,a partir da viagem a Indonésia o livro se torna bem mais interessante com o romance entre Liz e Felipe e algumas cenas engraçadas.
outra coisa que não me agradou no livro é a maneira como Felipe é tratado como " o brasileiro " como se brasileiros fossem uma espécie exótica da fauna.
Enfim este não um livro fácil de digerir mais merece ser degustado.

sábado, 17 de janeiro de 2015

Resenha : Bicho da seda - Robert Galbraith.

Sinopse:

O bicho-da-seda

Quando do desaparecimento do romancista Owen Quine, sua esposa procura o detetive particular Cormoran Strike. Inicialmente, ela pensa apenas que o marido se afastou por alguns dias — como fez antes — e quer que Strike o encontre e o leve para casa.

Mas, à medida que investiga, fica claro para Strike que há mais no sumiço de Quine do que percebe a esposa. O romancista acabara de concluir um livro retratando maldosamente quase todos que conhece. Se o romance fosse publicado, a vida deles estaria arruinada — assim, muita gente pode querer silenciá-lo.

E quando Quine é encontrado brutalmente assassinado em circunstâncias estranhas, torna-se uma corrida contra o tempo entender a motivação de um assassino impiedoso, um assassino diferente de qualquer outro que Strike tenha encontrado na vida…

Fonte : http://www.rocco.com.br/index.php/blog/the-silkworm/

Resenha :

Amei Bicho da seda confesso que não esperava muito da continuação de O chamado do cuco mas me enganei o livro é muito bom não fica devendo em nada ao primeiro livro, com cenas de ação e suspense muito bem escritas e de tirar o folego a escritora mostra um Strike ainda mais patético e solitário tentando ao mesmo tempo investigar um a assassinato e fugir de um possível envolvimento amoroso com sua secretária Robin.
Também é interessante notar a critica acida que a escritora faz ao meio literário deixando bem claro no livro seu desprezo por ele,deixando a e impressão de que alguns personagens criticados por ela no livro são baseados em personagens reais do meio literário.
Espero ansiosamente uma continuação de Bicho da Seda 

sábado, 10 de janeiro de 2015

Garota exemplar -Gillian Flynn -Resenha



Sinopse:

Uma das mais aclamadas escritoras de suspense da atualidade, Gillian Flynn apresenta um relato perturbador sobre um casamento em crise. Com 4 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo – o maior sucesso editorial do ano, atrás apenas da Trilogia Cinquenta tons de cinza –, "Garota Exemplar" alia humor perspicaz a uma narrativa eletrizante. O resultado é uma atmosfera de dúvidas que faz o leitor mudar de opinião a cada capítulo. Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública – e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy –, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino? Com sua irmã gêmea Margo a seu lado, Nick afirma inocência. O problema é: se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele?

fonte: Skoob


Resenha:

Amei este livro cheio reviravoltas,suspense e emoção e ação com uma bitada de romance,este livro me deixou de queixo caído a todo momento com suas situações surpreendentes.
Para mim o mais relevante do livro é a relação doentia entre Nick e Emy,uma relação de dependência total entre os dois,também gostei de como a autora tratou a relação da mídia com crimes famosos.
Bom não posso falar muito mais sobre o livro para não publicar spoilers.
Quanto ao filme não tive oportunidade de assistir,quem quiser comentar aqui o que achou do filme fique a vontade assim que eu puder assistir também comentarei aqui. 

 Garota exemplar pode ter continuação:

Então, vocês que viram o filme de David Fincher e gostaram - ou não -, que legal seria saber como prosseguiu a vida do casal Amy (Rosamund Pike) e Nick (Ben Affleck), não é mesmo? Nem tudo está perdido, enquanto há vida, há esperança e a autora do livro em que o longa é baseado - e também responsável pela adaptação para roteiro -, Gillian Flynn, declarou que pode vir mais dos dois por aí.

Em entrevista, Flynn declarou: "Nunca diga nunca! Pode haver uma sequência em algum momento, se todos os envolvidos estiverem dispostos a voltar. Daqui a alguns anos pode ser muito divertido... Poderíamos ver como os doidos Dunnes estariam vivendo - nada bem, eu acho."

E ela tem exigências:

"Gostaria de contar com exatamente as mesmas pessoas - Rosamund, Ben e Fincher."

Fonte:http://www.adorocinema.com/noticias/filmes/noticia-111224/



sábado, 3 de janeiro de 2015

Retrospectiva 2014



Bom pessoal sou pecadora confessa, meu pecado neste exato momento é a preguiça por este motivo a retrospectiva 2014 do Gavetas de pensamentos será de um artigo que busquei na net, mas acho que de forma geral o artigo traz o que de mais importante aconteceu na literatura em 2014.
Aproveitem 

Mais do que por grandes lançamentos, o ano de 2014 foi um ano especialmente triste para a literatura, que perdeu, num único mês, em julho, João Ubaldo Ribeiro, Ariano Suassuna, Ivan Junqueira, Rubem Alves e Nadine Gordimer. Em abril, foi o colombiano Gabriel García Márquez. Em novembro, Manoel de Barros.

A Academia Brasileira de Letras recebeu seus novos imortais: Antônio Torres, Zuenir Ventura, Ferreira Gullar e Evaldo Cabral de Mello. Também imortal, o africanista Alberto da Costa e Silva recebeu o Prêmio Camões, o mais importante da literatura lusófona. O ilustrador Roger Mello ganhou o Hans Christian Andersen, considerado o Nobel da literatura infantil e juvenil. O escritor e crítico literário Silviano Santiago, o Prêmio José Donoso, e a poeta Adélia Prado, o canadense Griffin.

Não houve unanimidade nas premiações brasileiras e o destaque foi para Ana Luisa Escorel, que inscreveu seu romance de estreia, Anel de Vidro, na categoria de autores veteranos do Prêmio São Paulo e se tornou a primeira mulher a vencer na categoria principal. Destaque, também, para Laurentino Gomes que venceu pela terceira vez o Jabuti de livro do ano de não ficção por sua trilogia best-seller sobre a história do Brasil. E para a criação do Prêmio Saraiva de Música e Literatura - para trabalhos originais.

• A cultura e seus momentos marcantes em 2014

O mercado editorial foi surpreendido por algumas notícias. A aquisição da Santillana pelo Grupo Penguin Random House refletiu no Brasil com a fusão da Companhia das Letras e Objetiva/Alfaguara. O Grupo Sextante comprou 50% da gaúcha L&PM. A Amazon começou a vender livros físicos no país, lançou seu serviço de aluguel de e-books sem o apoio de grandes editoras e lidera o comércio de livros digitais por aqui, que ainda é pequeno, mas vem crescendo. Segundo a pesquisa Produção e Venda do Setor Editorial, feita pela Fipe e anunciada este ano, o faturamento das editoras com o e-book saltou de R$ 3,8 milhões em 2012 para R$ 12,7 milhões em 2013 - um indício de que 2014 verá números ainda maiores. Pensando nisso, a Saraiva lançou o Lev, seu e-reader.

Mesmo com esses números, este foi, mais uma vez, um ano sem crescimento. Essa crise, a ameaça da Amazon, que chegou com tudo praticando preços que o mercado não consegue acompanhar, e a relação desigual mantida entre editoras e grandes redes de livrarias e entre editoras e livreiros independentes, levou de volta a lei do preço fixo do livro ao debate.

O cenário, no entanto, não impediu que novas editoras surgissem em 2014. Dois destaques: a Poetisa, que vai dar prioridade a boas traduções, e a Mundaréu, que se dedicará, por ora, a livros de história, filosofia e ficção alemã.

O Brasil passou discreto pela Feira do Livro de Frankfurt um ano após ter sido o convidado de honra e fez bonito na Feira do Livro Infantil de Bolonha, onde foi homenageado. Centenários como o de Julio Cortázar, Bioy Casares e da Primeira Guerra Mundial e ainda os 50 anos do Golpe Militar motivaram o lançamento de dezenas de livros. Em São Paulo, uma caneta que pertencia a Graciliano Ramos foi furtada antes da abertura de exposição dedicada ao autor, no Museu da Imagem e do Som. Em Porto Alegre, vida e obra de Moacyr Scliar foram contadas na mostra O Centauro do Bom Fim. E Belo Horizonte expôs cartas de Carlos Drummond de Andrade na exposição Quase Poema.

O Vale Cultura levou novo ânimo e consumidores para as livrarias - e editores e livreiros seguem na torcida para que ele seja usado em massa para a compra de livros. E o brasileiro, por sua vez, torce para que iniciativas como a da escritora Patrícia Engel Secco de simplificar obras de autores clássicos, como Machado de Assis, autorizada pelo Ministério da Cultura a captar R$ 1,5 milhão e que tanta polêmica causou este ano, não se repitam.

http://www.correiodopovo.com.br/ArteAgenda/545015/Literatura-teve-morte-de-grandes-autores-em-ano-de-pouco-crescimento-

Pesquise aqui!